Relatório economico do setor calçadista
Faculdade Anhanguera de Pelotas
Curso de Administração (1ºsemestre)
Relatório Econômico do setor calçadista
Grupo: Débora Pinho Contreira RA: 5321983029,
Erica Coelho de Souza Neutzling RA: 5321979965.
Disciplina: Economia
Tutor à distância: Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Pelotas/RS, 17 de setembro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho do setor calçadista. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de calçados e o Rio Grande do Sul é responsável por grande parte desta produção.
A produção de calçados teve um inicio artesanal, após houve a introdução de máquinas e a partir daí os calçados são produzidos cada vez com mais tecnologia. O consumidor tem buscado calçados com preço baixo, com inovação tecnológica e principalmente qualidade.
O calçado na atualidade é considerado um artigo de luxo para muitos, e mesmo assim pode-se observar o crescimento de compra deste produto. E parte deste crescimento é devido a concorrência. Para conseguir vencer a concorrência é preciso calcular os custos envolvidos na produção e diminuir desperdícios, para poder assim baixar o preço final do produto. Um dos grandes concorrentes aqui no Brasil é a China que se tornou uma grande economia, e que traz seus produtos com preços muito abaixo dos nacionais.
2. MERCADO CONSUMIDOR DO SETOR CALÇADISTA
Durante este ano, o brasileiro deve gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, e a região Sudeste deverá ser a principal responsável por este faturamento. Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz atualmente mais de 800 milhões de pares por ano no País. Diante desse cenário é possível presumir que os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$