Relatório do livro televisão – autor ciro marcondes filho
1 - As Transformações da Visão
• As imagens
Sentar na sala para assistir televisão é um hábito muito antigo na história da sociedade humana, refere se a experiência do homem em olhar objetos, cenas, a natureza e a busca por meio disso de algum tipo de resposta, satisfação distração ou conhecimento.
Para falar de televisão é preciso que se fale de outra coisa bem mais antiga que ela, que é a imagem, a forma que o homem encontrou para representar as coisas através de símbolos, sinais, traços, marcas e todos os elementos visuais.
As imagens quando aparecem para o homem servem de meio de ligação com a sociedade por isso nunca são gratuitas e nem estão sozinhas.
Na história o que se tem de mais antigo em relação a imagens na nossa cultura são as pinturas religiosas, especialmente os afrescos produzidos há cerca de mil anos.
Com a chegada dos trens nas cidades Européias os homens tiveram que se acostumar a não ter mais a imagem de um objeto paralisado e sim ele em movimento.
É a mudança onde o homem não vê mais as imagens centradas e unitárias elas agora passam de forma acelerada na sua frente.
A fotografia talvez tenha sido o descobrimento mais revolucionário dos últimos 500 anos, antes pintar era reproduzir o mundo da forma mais próximo possível, os artistas especializavam se nos detalhes no perfeccionismo, mas após a fotografia a arte de pintar foi inteiramente transformada e levada a repensar seu próprio sentido.
A partir da fotografia surgiu o cinema, que grosso modo não passa de uma série de fotografias colocadas na seqüência, a tal ponto que sua exibição num certo ritmo provoca a ilusão de movimento.
Do cinema veio à televisão que se tornou a grande arte de massas dos anos 30e 40, ela inseriu mudanças não só na forma de transmitir histórias, mas também na maneira de como fazer.
A televisão começou a se expandir nos anos 50 e foi rapidamente conquistando público e ganhando um lugar importante