Arquivo X
Fernando Henrique Alves Gargantini
Rui Luiz Ferreira Granado
Yeis da Silva de Lima
"Arquivo X: A Resposta para o Mistério está aqui"
Trabalho Orientado pela Professora Rosemeire de Castro Fernandes
São Bernardo do Campo, 1996
Obs.: Não foram atualizados os dados presentes neste trabalho.
"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação."
(narração de abertura da série The Twilight Zone, coordenada por Rod Serling, na versão exibida no Brasil)
Introdução: Através de uma análise qualitativa, pretendemos dar resposta a nossa dúvida: está a série Arquivo X fazendo sucesso devido a sua estrutura? Para que tal ocorra, analisaremos o episódio intitulado "O Ser do Espaço". Como hipótese, o fato de que as pessoas sentem-se atraídas pelo Arquivo X não somente pelas suas histórias, mas também pela maneira como elas são contadas.
A) Estruturação do Trabalho:
Capítulo 1: bases teóricas. Como não encontramos nenhuma outra pesquisa, fizemos um pequeno resumo do livro de Ciro Marcondes Filho intitulado : "Televisão: a Vida pelo Vídeo" (vide bibliografia).
Capítulo 2: Neste capítulo, discutiremos o que é ficção-científica.
Capítulo 3: Há uma pequena história sobre os seriados, os mais assistidos na televisão brasileira e a evolução de sua estrutura.
Capítulo 4: Neste capítulo há um pequeno resumo sobre a história da programação da TV brasileira e como, desde cedo, ela foi invadida por seriado americanos.
Capítulo 5: Histórico sobre a série Arquivo X e análise do episódio escolhido.
Considerações Finais: Se algo ficou de fora do trabalho ou não foi possível encaixar durante sua feitura, as