Arquivo X
1-
a. Em comparação à Antropologia vista em termos de estrutura por Lévi-Strauss, que abre o campo da simbologia dentro da mesma, e do modelo linguístico de Saussure, que a considera um sistema de valores constituído por diferenças puras, vê-se o objetivo de desmedicalização e desbiologização do pensamento Freudiano por parte de Lacan (DOSSE, 2007, apud GOMES, 2009).
b. Para Freud o inconsciente pode se passar como um ato falho por exemplo. Pala Lacan, o inconsciente aparece em pequenos detalhes na linguagem, de forma desapercebida. Para ele, todos os processos psíquicos são verbais.
2-
a. Função do pai – função do pai simbólico – metáfora paterna – o nome do pai. [...] A passagem edipiana da natureza à cultura se dá pela encarnação do significante por nomear o filho com seu nome; o pai intervém junto deste como privador da mãe, dando origem a seu ideal do eu” (NOLL, 2012).
b. O estágio do espelho é uma identificação do sujeito com seu semelhante. É a matriz, por antecipação, do de vir do imaginário do eu. Isso se evidencia no estudo da palavra image, que se descontrói em ici-moi-je, i.e., aqui-eu-eu. O sujeito especular.
c. O outro, para Lacan, é uma primeira dimensão de alteridade, o parceiro com o qual nos relacionamos cotidianamente; e o Outro é uma ordem radicalmente anterior e exterior a nós mesmos que determina tal relacionamento.
d. O tempo necessário para compreender cada sujeito.
Melanie Klein
1- Melanie Klein é uma psicanalista inglesa com estudos notáveis sobre o psiquismo nas fases precoces do desenvolvimento, inspirando grande autores da época.
a. Melanie Klein nasceu em 30 de março de 1882, em Viena. Em 1916 teve o primeiro contato com a obra de Freud, em Budapeste. Em 1919 tornou-se membro da Sociedade de Psicanálise de Budapeste. Em 1932 publicou a obra A psicanálise da criança.
Em 1955, foi fundada a Fundação Melanie Klein. Morreu no mesmo mês, no dia 22, aos 78 anos de idade.
b. Suas