Relatório do filme O Retrato de Dorian Gray
Disciplina: Teoria da História II
Prof.ª
Acadêmico (a):
Relatório do filme O Retrato de Dorian Gray O filme ébaseado no romance publicado por Oscar Wilde, escritor irlandêsdo século XIX, o livro jáapresenta varias versões em filme, mas o seguinte relatório diz respeito à versão lançada em 2009, no Reino Unido, pelo diretor Oliver Parker. O filme tem 122 minutos, conta a historia Dorian Gray (é representado pelo ator Ben Barnes), um jovem charmoso, que se muda para Londres no século XIX.
Depois de uma decepção amorosa é influenciado pelo seu amigo Henry Wotton a experimentar os prazeres, vícios e vaidades da alta burguesia inglesa, Dorian se torna um sem escrúpulos, capaz de fazer qualquer coisa para o seu interesse. Ao conhecero pintor BasilHallward, se apaixona por Dorian e decide fazer um retrato para eternizar sua juventude, ao se deparar com seu retrato, Dorian faz um tipo de pacto inconscientemente, que daria sua alma para ficar jovem e belo para sempre, para a supressa o seu desejo se cumpre e ao passar dos anos sua aparecia continua a mesma, enquanto o quatro monstra a sua verdadeira face, e muito mais que isso, sua verdadeira alma, o quadro se torna a sua consciência, e ao envelhecer e cometer suas “faltas”( se tornou um homem frio e interesseiro, passou a cometer atos criminosos) o quadro adquirem uma aparecia grotesca, monstruosa, seus pecados e a idade aparece no quadro.
Tentou curar sua alma, no entanto, seu ego o levou a essa vida de pecados, fazia os bons atos com hipocrisia, vestia uma máscara de bondade, mas a intenção não era verdadeira. O filme mostra como a alma é frágil e facilmente corrompida pelo fútil e supérfluo, e como são importante os valores e princípios morais, monstra a importância da beleza no século XIX, e como continua tão atual esse assunto, e que a juventude a beleza não é realmente e verdadeiramente o que o individuo é esse culto à beleza. O filme deixa a pergunta, se realmente o Dorian