Relatório do Filme: O Quatrilho
IGOR M.
OBJETIVOS
Desenvolver uma análise geral do filme “O Quatrilho”, de forma a relacionar a sua temática geral com o movimento literário do Realismo, que trata as situações da vida como elas realmente são, sem fantasias como estudado no romantismo. Tal análise servirá para a obtenção de uma nova visão da forma em que o filme é dirigido, apresentando a ideia do adultério, de uma vida normal e pouco comum que algumas pessoas vivem.
Aplicar os conceitos do realismo dentro do filme é enxergar o que realmente os olhos veem, o mundo dos homens do jeito que ele é, com todas as suas sujeiras e belezas. Imparcial, real natural. Utilizar-se do realismo é conhecer o filme/mundo do jeito que ele realmente é, estudando fatos que ocorrem diariamente, como a traição, que gira em torno de um relacionamento conjugal, onde no filme o marido, Ângelo, é distante e totalmente frio, real, como o realismo, além de ser ganancioso e capitalista. A sua esposa, Teresa, representa o romantismo na sua 2ª fase e sonhava com o amor e a construção de uma família. O outro casal próximo, Massimo e Pierina, representando um relacionamento mal sucedido, tendo a mulher como características revolucionárias e capitalistas e o homem como um marceneiro trabalhador.
Ao final deste relatório pretendemos desenvolver a ligação do realismo presente no filme com o do mundo real. Uma forma de aplicar os conceitos aprendidos em aula, no visionamento do filme, na percepção da maneira em que os movimentos literários se ligam a vida do mundo homens, e não somente na literatura.
INTRODUÇÃO
Título: “O Quatrilho” - Brasil, 1995 – cor, 92 min
Local do Visionamento: Colégio Politec
Data: 20/10/2014
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Antônio Calmon, Leopoldo Serran, José Clemente Pozenato (livro)
Elenco: Alexandre Paternost, Bruno Campos, Glória Pires, Patrícia Pillar
Gênero: Romance, Drama
Premiações:
Óscar – Melhor filme Estrangeiro