relatório do filme "Ray"
Taylor Hackford tinha os direitos de adaptação cinematográfica da vida de Ray Charles desde 1987, mas não havia encontrado nenhum estúdio interessado em produzir este filme. Filmando, assim, de forma independente. Conseguiu apoio da Universal apenas na distribuição, depois do filme pronto. E um dos motivos dessa ajuda foi que um dos executivos da empresa costumava frequentar os concertos do cantor.
O ator Jamie Foxx tem formação em piano. Por isso, não precisou de dublês ao tocar o instrumento. O filme recebeu prêmios de melhor ator para Jamie Foxx: Oscar, Bafta Film Awards e Globo de Ouro, e também, melhor mixagem de som: Oscar e Bafta Film Awards.
O filme mostras várias fases que mudaram a vida de Ray Charles. Conta a vida do músico, partindo do momento em que deixa sua casa em direção a Seattle, para tentar a carreira profissional intercalando inúmeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos de sua mãe e momentos de sua infância, memórias que sempre o ajudam em momentos de dificuldade. Entre os conselhos de sua mãe estão: “Lembra sempre do que eu você me prometeu, nunca deixe nada e nem ninguém fazer de você um aleijado”; “Gente que mente também rouba”; “Eu vou mostrar como é que faz uma vez, eu ajudo se você errar na segunda, mas na terceira é contigo porque a coisa é assim no mundo”; “Não esquece que você vai ficar cego, mas não é retardado”.
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Criado pela mãe Aretha. Ray testemunha a morte acidental de seu irmão mais novo, George, e logo depois começa a perder a visão aos poucos chegando a ficar totalmente cego aos sete anos. A partir daí