Relatório do documentários deuses e deusas
Homero diz que os Deuses foram originados do Oceano (espirito em forma de um grande, circular e infinito rio que corria em volta de si mesmo) e de Tétis (às vezes chamada de primeira mãe) quando se encontraram deu origem a uma linhagem de descendentes que depois dariam origem aos deuses. Cerca de 50 anos depois de Homero, o poeta Hesíodo compôs a teogonia que também explica a criação dos Deuses.
Para explicar a criação dos Deuses Hesíodo narra que existia o Caos uma presença sobrenatural que significava vazio e não desordem. Depois do Caos veio uma deus chamada Gaia (Terra) que se casou com Urano (céu).
Urano, entretanto não queria filhos, pois se sentia ameaçado. Então Gaia um dia conspirou com Cronos, um de seus filhos e Cronos ainda dentro do útero da mãe castra seu pai e lança ao mar seus testículos que ejaculam pela ultima vez, da espuma nasce Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Urano deixa a Cronos uma maldição: que ele teria um filho que o destruiria.
Cronos liberta os titãs presos pelo pai e os domina tornando-se detentor máximo do poder. Une-se a Réia, sua irmã, mas os filhos gerados por ela, devido à maldição de Urano, são engolidos por Cronos. Réia então ao dar a luz a seu sexto filho, o troca por uma pedra, escondendo-o em uma caverna e da a pedra a Cronos, que engole a pedra achando ser seu filho que se chamava Zeus. Entretanto, Zeus, continua vivo, protegido e seguro. Ele cresceu na ilha de Creta. Zeus um dia entrega ao pai uma taça com o néctar envenenado, ao bebê-lo Cronos regurgita a pedra e os irmãos (já adultos) que engolira. A pedra é cravada em Delfos ao pé do monte Parnaso. Comandando os irmãos (Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon) e os tios Ciclopes, Zeus luta contra Cronos e seus aliados, os Titãs. Vence o pai e o acorrenta no Tártaro. Após isso Zeus que passa a reinar absoluto no monte Olimpo.