Relatório do Desenvolvimento Humano
Relatório do Desenvolvimento Humano
A participação da mulher na política
Introdução
Um dos elementos da avaliação contínua da disciplina de Introdução às Ciências Sociais consiste na realização de um trabalho sobre indicadores do Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD.
O PNUD é o órgão da Organização das Nações Unidas que tem como principal objectivo promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza. Além disso, também divulga as metas de desenvolvimento do milénio, conjunto de 8 objectivos a serem cumpridos até 2015, definidas pelos países membros da ONU, e dirige o progresso dos países rumo ao seu alcance.
Na disciplina de ICS abordámos a temática referente ao ordenamento das relações sociais: desigualdades, hierarquias e diferenciações sociais. Tal temática está relacionada com uma das metas de desenvolvimento do milénio que o PNUD divulga, nomeadamente, a promoção da igualdade entre os géneros.
De facto, a problemática do género, isto é, das desigualdades socialmente construídas em torno da diferença sexual, é das que tem maior visibilidade nas sociedades contemporâneas. É certo, que muitas das desigualdades sociais têm vindo a ser sucessivamente suprimidas. No entanto, outras persistem, com particular incidência em certas sociedades e meios.
Visto isto, e dado que o tempo é escasso para abordarmos nas aulas, de forma completa o tema das desigualdades entre géneros, assunto este bastante importante e interessante, escolhemos como tema do nosso trabalho a participação da mulher na política.
A análise do Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD prevê ainda a escolha de dois indicadores abordados nesta publicação. Os indicadores analisados são o “ano em que as mulheres receberam o direito de votar e de se candidatar às eleições” e a “percentagem das mulheres no governo a nível ministerial”. Os países que serão alvo das nossas comparações são Portugal e