Relatório Dinamômetro
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DINAMÔMETRO
Aldo Melhor Barbosa
Amandio José da Silva Neto
Salvador
Novembro 2014
SUMÁRIO
Introdução 3
1. Introdução teórica 3
1.1. Dinamômetro 4
1.2. Mesa de força 5
1.3. Leitura no sistema métrico 6
2. Descrição Experimental 6
Referências Bibliográficas 13
Introdução
Forças são definidas como grandezas vetoriais na Física. Portanto, uma força tem módulo, direção e sentido. A força pode causar a aceleração de um corpo, definindo-se a unidade de força em termos da aceleração que a força imprime a um corpo de referência, tomado como sendo um quilograma-padrão. O efeito sobre o movimento de um corpo produzido por um número qualquer de forças é o mesmo produzido por uma única força equivalente à soma vetorial de todas as forças. Esse resultado importante denomina-se princípio da superposição de forças.
Neste experimento a seguir tem como objetivo verificar o sistema de equilíbrio de forças colineares ou não-colineares e verificar a resultante em diferentes ângulos. Segundo as leis de Newton, para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que sobre ela atuam seja nula. Este conceito é provem da primeira lei de Newton,
Os dinamômetros em geral são conhecidos balança de peixeiro, elas constam em geral de uma caixa metálica que contém no seu interior uma mola presa. Na outra extremidade da mola existe um gancho que sai para parte exterior da caixa. É neste gancho que são colocados os pesos a serem medidos. Na parte superior da caixa existe um outro gancho ou aro que serve para segurarmos o dinamômetro. Para sabermos qual o valor do peso a ser medido existe um índice que também está preso a mola.
1. Introdução teórica
O Dinamómetro, criado por Isaac Newton, é constituído de uma mola helicoidal, tendo na sua extremidade