Relatório Densidade
Determinar a densidade de esferas sólidas em meios indicados através de 2 cálculos diretos - geométrico e hidráulico (imersão) - e tornar visível e clara a relação entre massa e volume, i.e., a densidade.
INTRODUÇÃO A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. (1.0)
Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. No experimento é possível comprovar que a densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
A densidade pode ser encontrada, com base na relação entre massa e volume, mas pode apresentar também características próprias em determinadas situações, como na definição da densidade dos gases, onde se utiliza como massa volúmica de referência o ar. Assim sendo, a massa volúmica irá diferir no caso dos líquidos e sólidos. A diferença está na atração entre as moléculas, que nos gases são muito dispersas. Nos líquidos e nos sólidos, contudo, as moléculas e átomos estão muitíssimo próximos.
O volume do corpo difere de acordo o corpo utilizado, no caso desse experimento, utilizamos uma esfera. Onde o volume do seu corpo pode ser dado de duas formas distintas: através da fórmula matemática: (2.0)
Onde incialmente teremos que encontrar o raio do corpo ou pela imersão do corpo na água contida em um dado recipiente.
PARTE EXPERIMENTAL PROCEDIMENTO 1
MATERIAIS UTILIZADOS: - 1 Bola de Isopor grande - 1 Régua (30 cm) - 1 Pedaço de Cordão - 1 Balança Analítica - 1 Copinho descartável de café
MÉTODO:
1. Foi pesada a massa da bola de isopor em uma balança analítica com o auxílio do copinho de café (com massa desprezível) por 3 vezes
2. Foi marcado com o auxílio do cordão o comprimento do corpo da esfera
3.