Relatório de visualização de bactérias gran+ e gran-
Introdução
Iogurte
O leite é uma de nossas matérias-primas com um elevado valor nutritivo, mas é também extremamente perecível. E o iogurte como sendo um de seus derivados é o resultado da fermentação do leite com bactérias específicas. É um produto de fácil digestão sendo recomendado para pessoas especiais como crianças, idosos e doentes. No entanto, quando contaminado por microorganismos patogênicos e/ou um número elevado de agentes deteriorantes, em vez dos benefícios pode ser prejudicial à saúde do consumidor. Com essa visão, participamos de uma aula, com supervisão do professor, onde avaliamos uma amostra de iogurte a sua qualidade microbiológica para detectar as bactérias GRAN + e o GRAN -, utilizando-se o método em placas e com elementos químicos.
Objetivo
Preparação de laminas de iogurte para visualização de bactérias.
Materiais utilizados
Vidrarias
* Lâminas * Becker * Conta gotas * Placa Petri * Pisseta * Corantes
Reagentes
* Fucsina * Cristal violeta * Lugol * Álcool 92,8%
Equipamentos * Bico de Bunsen * Swab * Microscópio
Matéria prima * Iogurte * Água – H2O
Outros:
* Papel absorvente
Metodologia * Fazer o esfregaço na lâmina com uma amostra de iogurte. * Aqueceu-se a lamina no bico de bunsen para fixação na mesma, * Aplicou-se Cristal Violeta, * Aguardou-se 1 min. * Aplicou-se o lugol, aguardou-se 1 min, lavou com álcool, * Aplicou-se Fucsina e aguardou-se 30 segundos * Lavou-se a lâmina com H2O * Secou-se a lâmina com papel absorvente * Observou-se no microscópio.
Resultado
- Bactérias GRAN+ em forma de cocos.
-Bactérias GRAN- em forma de bacilos.
Conclusão
A amostra de iogurte analisada apresentou os GRAN+ (roxa) e o GRAN – (vermelha) e foi satisfatório concluir que existem microrganismos que são importantes para nossa