Bactérias gram-positivo e gram-negativo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
CARLOS HENRIQUE GOMES DE JESUS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
MICROBIOLOGIA
CERES, 2012
OBJETIVOS
Observar através da técnica de coloração de Gram, distinguir os dois principais grupos de bactérias, sendo elas Gran-positivas e Gran-negativas, por microscopia óptica.
PROCEDIMENTO
A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica. Foi descoberta pelo físico dinamarquês Hans Christian Gram em 1884. Este cientista obteve com a coloração realizada uma melhor visualização das bactérias em amostras de material infectado. Verificou, no entanto, que nem todas as bactérias coravam com este método o que o levou a sugerir a possibilidade de ser usado um contrastante. Gram morreu em 1935 sem ter conseguido que fosse reconhecida a devida importância ao seu método de coloração. Atualmente, esta técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo utilizada como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia. A técnica de coloração de Gram foi feita na seguinte sequência:
Esfregaço
Foi feita a fixação da amostra na lâmina com o auxílio de um bastão de vidro em movimentos circulares.
Fixação
Não foi feita a fixação com calor, devido a ausência de uma fonte de calor para este fim. Aplicação dos corantes
Aplicação do corante cristal violeta por +/- 1 minuto. Depois foi aplicado o lugol por 1 minuto. Aplicação do álcool 70% por +/- 30 segundos. E por último a aplicação de fucsina por +/- 1 minuto.
Obs. foi feito o enxágue sempre de uma etapa para outra.
MATERIAIS USADOS
* Corante cristal violeta * Lugol * Álcool 70% * Fucsina * Placas de vidro * Lâminas * Óleo de imersão * Papel toalha * Pipetas (plático/vidro) * Bastão de vidro
Foi observado as bactérias