Microbiota Humana
HUMANA
PROFª LILIANE MELO
MICROBIOTA NORMAL
O corpo humano é continuamente habitado por vários microrganismos diferentes, em sua maioria bactérias que, em condições normais e em um indivíduo sadio, são inofensivos e podem até ser benéficos.
Órgãos e sistemas internos são estéreis, incluindo o baço, o pâncreas, o fígado, a bexiga, o SNC e o sangue.
Récem-nascido sadio adquire sua microbiota normal a partir da alimentação e do ambiente, incluindo outros seres humanos.
MICROBIOTA RESIDENTE
É composta por elementos que estão freqüentemente aderidos nos estratos mais profundos da camada córnea, formando colônias de microrganismos que se multiplicam e se mantêm em equilíbrio com as defesas do hospedeiro.
MICROBIOTA TRANSITÓRIA
É composta por microrganismos que se depositam na superfície da pele, provenientes de fontes externas, colonizando temporariamente. Normalmente é formada por bactérias Gram negativas, como enterobactérias,
Pseudomonas, bactérias aeróbicas formadoras de esporos, fungos e vírus, possuindo maior potencial patogênico.
MICROBIOTA temporariamente RESIDENTE
Microrganismos normalmente transitórios da pele ou mucosas, mas que podem comportar-se temporariamente como residentes por períodos que variam de dias a semanas.
Microbiota de profissionais de saúde de pele e cavidade oral.
OBSERVAÇÃO
Os três tipos de microbiota que habitam a pele e mucosas do hospedeiro podem causar infecção hospitalar nos hospedeiros susceptíveis.
80% das infecções hospitalares são causadas por microbiota Colonização
A presença permanente ou transitória de qualquer microorganismo aderido à pele ou às membranas mucosas do hospedeiro, dissociada de sinais ou sintomas de doença infecciosa
Não tem expressão patológica
8
Colonização
Pode ser fenômeno anormal quando a presença de determinado agente resulta de certas condições como:
Seleção devido ao uso de Antimicrobianos
Debilitação