História da Educação Unidade II
Unidade II
(a)
Froebel, além de criar o primeiro jardim na infância destacou a importância da educação através do brincar artigo “O brincar na pré escola também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão do Froebel e o artigo que você leu?
Resposta: O artigo aborda o sócio - construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. Froebel enfatiza o brinquedo, a atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas.
Observou que, através dos jogos e do brinquedo, a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos, aperfeiçoando suas habilidades.
(b)
Existem semelhanças ou diferença entre a educação positivista e a socialista? Explique?
Resposta: Existe diferenças, a educação positivista e caracterizada pela maturidade do espirito humano, pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião. Socialista esse período da história tratara a pedagogia sob um ponto de vista político defendendo a visão da educação universal, politécnica.
(c)
Temos no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógica aliada a uma visão política por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de John Dewey com a educação?
Resposta: Nos meios acadêmicos, John Dewey é fonte de referência em estudos e pesquisas sobre o pensamento e as habilidades reflexivas e críticas dos estudantes, sobretudo no campo da educação.
(d)
A educação construtiva faz uma abordagem sobre a educação que nós chama atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional?
Resposta: É abordada como