Relatório de Visita a Santa casa da Misericórdia na Bahia
Este relatório tem o intuito de apresentar características de um patrimônio histórico arquitetônico de Salvador escolhido em classe, no curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Jorge Amado. O patrimônio sujeito a observação foi a Igreja e Santa casa de Nossa Senhora da Misericórdia, localizada na Avenida Joana Angélica, Nazaré.
A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Lisboa, em 1498, pela Rainha Leonor de Lencastre a instituição tem origem católica portuguesa, embora não seja diretamente subordinada à Igreja.Ao longo dos séculos, a Santa Casa viveu de perto a história dos baianos, acolhendo enfermos, apoiando famílias carentes, abrindo espaço para celebrações sociais, investindo em novas tecnologias ligadas à saúde.
Nas ações sociais, a Santa Casa atende comunidades carentes, atuando na saúde, educação, formação profissional e exercício da cidadania. Já as ações culturais estão fortemente relacionadas ao legado histórico que pertence à Santa Casa, mobilizando o turismo e contribuindo para a memória dos baianos.
A Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549, juntamente com a nossa cidade, ela abriga a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Inicialmente era apenas uma capela no interior da enfermaria.A Igreja atual foi construída em 1653. A partir de 1722, foram realizadas obras de complementação e embelezamento.Além da Igreja, o conjunto arquitetônico inclui dependências para assistência social, sacristia, claustro e a bela sala do Consistório.
Em relação a arquitetura, a construção se dividia em renascentista, barroca e rococó.Na igreja foram colocados os azulejos das paredes na nave e em 1728 foi ordenado a conclusão da torre. Em 1733 decorou-se o forro do coro de cima com flores de talha, pintura e douramento. Em 1735 concluiu-se a talha da capela mor. A partir de 1722 foram realizadas obras de complementa- ção e embelezamento.
Relacionado as intervenções