Relatório de visita técnica
Nome: Priscila Garcia Ribeiro
Turma: 4º ano
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Neste relatório será exposto o conhecimento adquirido com a visita a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prolagos em São Pedro d’Aldeia. Passam por essa ETE, normalmente, 200 litros de esgoto por segundo, porém quando chove, essa quantidade pode chegar a 1000 litros por segundo. Esse fato ocorre devido ás tubulações de esgoto serem as mesmas que as de águas pluviais, consequentemente o volume do esgoto aumento, tornando-se mais diluído.
Essa ETE possui tratamento primário e terciário, sendo o primeiro dividido em dois estágios: gradeamento, na qual o lixo e os materiais macroscópicos em suspensão são removidos através de diferentes espessuras de grade; e caixa de areia, que é um reservatório de fundo cônico com uma pá, a qual raspa a areia do fundo para uma canaleta. A areia da canaleta é removida por um parafuso sem fim, o qual a leva direto para o descarte. Após a caixa de areia a vazão é medida.
O tratamento terciário segue o seguinte processo: primeiro ele passa pelo tanque anaeróbio (sem oxigênio), no qual a bactéria fica em estado de estresse e começa a degradar o material orgânico presente no efluente. Essas bactérias transformam a amônia, NH4+ (forma de nitrogenada mais presente em um esgoto) em nitreto (NH3). Então, o esgoto vai para o tanque anóxido, o qual também é sem oxigênio. Nele, o nitreto (NH3)é oxidado, através de bactérias, em nitrito (NO2-), como pode ser visto na equação abaixo: * 2NH3(aq) + 3O2(aq) 2NO2–(aq) + 2H+ (aq) + 2H2O(l)
Logo após, o efluente é destinado para o tanque aeróbio, isto é, para um tanque com muito oxigênio. Nesta etapa, 95% da matéria orgânica é consumida e 85% do fósforo é removido. O fósforo no esgoto vem em forma de fosfato, e quando este chega ao tanque aeróbio, as bactérias consomem o mesmo junto com oxigênio. Consequentemente, ao retirar a bactéria, será retirado o fósforo.
É nessa etapa que o