RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ENGOLE COBRA - CUIABÁ-MT
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA DO CÓRREGO ENGOLE COBRA
ALUNOS
BRENNER A. SILVA, LARRYRIHE L. A. S. MÁXIMO, JOABE C. MELLO
Relatório de Química Analítica aplicada, apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso Campus Cuiabá Bela Vista.
Orientador: profª : CARLA MARIA ABIDO VALENTINI
Cuiabá
2015
INFORMAÇÕES GERAIS
A visita foi realizada no Córrego Engole Cobra, situado nos bairros Goiabeiras e Porto (Região Oeste) da cidade de Cuiabá-MT, encontra-se à céu aberto entre as coordenadas -15.604302, -56.110675 e -15.608786, -56.113336 no bairro Porto.
O córrego Engole Cobra está canalizado, porém, encontra-se em parte à céu aberto, ele é seguido pela Av. Dr José Feliciano Figueiredo e deságua no Córrego Mané Pinto que é seguido pela Av. Oito de Abril e por fim, deságua no Rio Cuiabá.
O córrego Engole Cobra tem em média a distância de 2,3km, inicia-se na praça Popular e vem canalizado e subterrâneo até o local onde foi realizado o trabalho. O córrego fica a céu aberto em 617mts antes de desaguar no Córrego Mané Pinto que também se encontra canalizado à céu aberto. (Imagem 1).
O córrego Engole Cobra é raso, porém as laterais cimentadas são bem profundas com média de 20 metros de uma lateral para outra.
A utilização atual do córrego é apenas para lançamento de esgoto e não foi observado nenhuma espécie animal ou vegetal na região ou próximos as margens.
O Córrego Engole Cobra já foi um córrego de água potável, onde as pessoas utilizavam a água para banhar e beber, além disso, haviam muitos peixes e as pessoas viviam da pesca e caça do córrego.
No século XVIII e XIX O córrego Engole Cobra era limite de município da cidade de Cuiabá, hoje, assim como outros 25 córregos, recebem esgoto in-natura e se tornaram um problema para