Relatório de visita de bairro
Turma: 122
Grupo: Morada Nobre
Data da visita: 08/06/2012
Horário: 02h00min h
Relatório de visita de bairro
Introdução
O objetivo deste relatório é efetuar um relato da visita do bairro Morada Nobre solicitado pela professora Erica, na disciplina de Sociologia.
A visita foi programada, conforme solicitação, para um público-alvo de 08 pessoas, no dia 08 de junho.
Desenvolvimento
No primeiro dia da visita, constatou-se, logo ao chegar ao local, o interesse dos participantes. Dos 08 previstos, apena um faltou à visita.
O trabalho transcorreu normalmente, foram divididos em duplas, porem, com o não comparecimento de um dos participantes, surgiu um trio.
Ao chegar ao local da visita constatou-se um problema de localização, mas que depois foi solucionado depois que olhamos o mapa e nos situamos.
Não constam na prefeitura o histórico do bairro Morada Nobre, o qual foi solicitado neste relatório.
Pode-se observar no bairro que as construções são luxuosas e sofisticadas, característica atribuída aos melhores bairros e residenciais de Barreiras. Todas as casas são cercadas por muros, não há parques e praças para as pessoas interagirem entre si.
Neste bairro constatou-se um conceito definido por Georg Simmel como atitude de reserva, em que a maioria das pessoas não conhece seus vizinhos. As pessoas chegam em seus carros e logo entram para casa sem se comunicar com os vizinhos. As únicas pessoas a pé na rua são as domésticas retornando as suas casas.
Não só casas e carros luxuosos, mas também há periferias na Morada Nobre, como mostra a imagem de um carro velho e antigo:
Pode-se observar também que há uma segregação no bairro, isto é, na parte frente do bairro situam-se as pessoas com maior poder aquisitivo e mais para o fundo do bairro há pessoas com poder aquisitivo considerável inferior às outras pessoas.
Conclusão
Podemos concluir que a visita realizada foi ao encontro das expectativas dos estudantes.