Relatório de tratamentos térmicos de aço carbono
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA / CAMPUS JOINVILLE
DIREÇÃO DE ENSINO
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
MONIS ALBERT, DANILO S, LUIZ FERNANDO E
GUILHERME |UNIDADE CURRICULAR:
Tecnologia dos Materiais II
TMA-II
Professor
Paulo Sérgio Bayer, M. Eng.
Data: 09 / 12 / 2010 | |
RELATÓRIO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS DE AÇO CARBONO
OBJETIVO: Modificar as microestruturas de aço carbono, tratando termicamente diversas amostras de aço carbono, e correlacionar as estruturas formadas com as medidas de dureza. Identificar as fases formadas em função da composição química e das condições de resfriamento, e para obter parâmetros de comparação, efetuar medição de dureza antes e depois de cada tratamento.
1. MATERIAL: Barra de aço carbono, laminado, de seção circular, com diâmetro de 18mm, 10mm de altura e com teor de carbono 0,45% e 0,20%.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Material: Como citado anteriormente, utilizou-se aço carbono para a realização dos tratamentos e metalografia, em forma de barra circular laminada ABNT 1020 e ABNT 1045, com diâmetro de 18 mm e largura de 10 mm. Foram utilizadas 6 amostras nos seguintes tratamentos: recozimento pleno, tempera e normalização.
Procedimentos: Inicialmente foi realizado ensaio de metalografia e de dureza Rockwell B e Brinell e cada uma das amostras, realizando logo após o tratamento em cada uma delas. Foram levadas 4 amostras ao forno, á temperatura de 890°C durante 30 minutos, com taxa de 50°C/minutos. 2 amostras foram resfriadas em água, uma de aço 1020 e outra 1045, 1 amostra foi resfriada ao ar e uma outra ficou para resfriamento no forno durante 24horas. Com termino do tratamento foi realizado um novo ensaio metalográfico e de dureza para eventuais comparações. Os ensaios foram realizados no laboratório de materiais do IFSC, supervisionados pelo professor Paulo Bayer.
Recursos Utilizados:
✓ Arco de serra (Para efetuar o