Tratamentos térmicos
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I
ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO EM UM COMPONENTE MECÂNICO
DIOGO PADILHA DOS SANTOS
JONATHAN BERNARDI
RONEI DREHER
JOAÇABA - SC,
Junho, 2012
DIOGO PADILHA DOS SANTOS
JONATHAN BERNARDI
RONEI DREHER
ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO EM UM COMPONENTE MECÂNICO
Relatório, apresentado como parte das exigências da disciplina de Materiais de Construção Mecânica I, sob a orientação do professor Sérgio Luis Marquezi.
JOAÇABA - SC, Junho, 2012
INTRODUÇÃO
O tratamento térmico consiste em aquecer uma peça de metal a uma determinada temperatura, mantendo nessa temperatura por algum tempo e resfriando a mesma numa determinada velocidade em função do tratamento desejado, para que a peça atinja as propriedades mecânicas que atendam as necessidades, como dureza, elasticidade, ductilidade e resistência à tração, que são as chamadas propriedades mecânicas do metal. O tratamento térmico provoca mudanças nas propriedades mecânicas do aço, as quais dependem de três fatores: Temperatura de aquecimento, velocidade de resfriamento e composição química do material.
Em um mesmo conjunto mecânico, máquina ou equipamento podemos encontrar elementos de máquina/peças com diferentes propriedades mecânicas dependendo da responsabilidade mecânica de cada componente, e, proporcionadas por diferentes tratamentos térmicos. Numa engrenagem por exemplo, podemos encontrar um tratamento térmico chamado cementação enquanto num eixo podemos ter um tratamentotérmico chamado de encruamento.
Abordaremos a seguir os diversos tipos de tratamentos térmicos com sua características e finalidades, o conceito de qualidade neste contexto, bem como procedimento para o tratamento térmico em um componente