Relatório de toxicologia
CURSO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABRALHO - TURMA XV
RELATÓRIO DE TOXICOLOGIA
Discentes:
Bruno Giubilei Neto
Cíntia Maria Pedroso
Marcelo Barini
Thais Regina Camargo dos Santos
Maringá, 18 de março de 2011
Questões:
1. A NR-15 estabelece LT para cerca de 130 substâncias químicas e a NR-7 recomenda a monitorização biológica para um grupo de 26 agentes químicos. A probabilidade de que você precise monitorar uma das 240.000 substâncias regulamentadas e que não constem na NR-7 e na NR-15, é grande. Caso isso ocorra, você terá que buscar informações sobre estas substâncias. Baseado nesta lógica, faca uma busca em sites e literatura confiáveis e relacione os Limites de Exposição Ocupacional existentes (valores / agencia ) e os Indicadores Biológicos (valores/proponentes) para as seguintes químicas:
2.1 Cobalto 2.2.1 Introdução
O cobalto é um elemento químico, além de ser essencial, presente na vitamina B12, tem sua utilização principal na indústria metalúrgica para produção de aços com características especiais de dureza e resistência. Na forma de óxidos é utilizado como catalisador na indústria química e de óleos. Na forma de sais, uma das utilizações é na indústria de cerâmica, como pigmento. Os efeitos tóxicos observados nas exposições a diferentes compostos de cobalto são mais pronunciados nos pulmões, na forma de asma brônquica e fibrose.
2.2.2 Limites De Exposição Ocupacional
São valores regulamentados pela Norma Reguladora (NR 15) de 1978, do Ministério do Trabalho do Brasil, ou outra entidade tais como: a American Conference of Governamental Industrial Hygienists, a Occupational Safety and Administration etc, que dizem o quanto uma substância química pode ser exposta ao trabalhador.
O Co é um metal branco-acinzentado com propriedades magnéticas similares ao ferro e ao níquel. A principal utilização