Relatório de Teste de chama
TESTE DE CHAMA
Darah Danielle Pontes Nº06
2ºETIM – Turma 1
Professora: Rita
Análise Química Qualitativa
Data de execução: 07/02/2014
Data de entrega: 21/02/2014
Suzano, SP
2014
1.0 – INTRODUÇÃO TEÓRICA
O teste da chama ou prova da chama, é um dos métodos mais utilizados na química para identificar os cátions metálicos de acordo com o espectro de emissão, ou seja, de acordo com a quantidade de energia irá liberar uma coloração diferente caracterizando o metal.
O teste fundamenta da seguinte maneira: Ao ser exposta a uma quantidade de calor especifico os elétrons da última camada de valência absorvem a energia e entram no estado “excitado”. Assim que o elétron volta ao seu estado fundamental ele libera uma quantidade especifica de energia, sendo tratada como radiação. A quantidade de energia que será libera, seria como uma onda característica onde a radiação liberada seria própria e única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos químicos é possível enxergar a olho humano, ou seja, ao emitir energia o elemento irá liberar uma coloração isto é chamado de espectro visível. (Imagem 1).
Imagem 1: Coloração dos elementos ao serem expostos ao calor Fonte: quartzodeplasma.wordpress.com
Atualmente o conceito do teste da chama é aplicado na produção dos fogos de artificio onde o elemento é colocado altas quantidades dentro de um cilindro que contém cargas explosivas. O responsável por fazê-los explodir é a pólvora negra que é constituída por nitrato de potássio, enxofre e carvão. Para fazer a “reação” acontecer um pavio é aderido a ponta do cilindro e com o auxilio de fogo queima-se a ponta do pavio fazendo com que o mesmo queime até chegar a carga explosiva, após, o mesmo irá ganhar impulso e subir até determinada altura e assim que o elemento entrar em contato com o calor irá “explodir” liberando a radiação, ou seja, liberando a coloração do elemento.
A coloração que cada