relatório de teatro
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – UNIRIO 2013.1
Disciplina – Teatro e Educação
Aluna – Patrícia da Silva
Relatório de Oficina
Nesta oficina realizamos várias dinâmicas que nos mostraram como o Teatro pode ser utilizado como ferramenta pedagógica em sala de aula, sendo um ótimo meio de desenvolver a criança em suas potencialidades, como também possibilitar a capacidade de colocar-se no lugar do outro.
Percebemos que a dramatização, por parte da criança, está presente desde o momento em que começa a interagir com o jogo do faz-de-conta, brincando em grupo ou individualmente, expondo suas emoções, ações culturalmente internalizadas pelo grupo social a qual pertence, além de desenvolver uma linguagem diferente e sua socialização.
Primeiramente, podemos utilizar o teatro fazendo a encenação de uma peça teatral sem que as crianças tenham um compromisso específico, somente como uma forma de leitura, com a finalidade de desenvolver sua expressão oral e/ou corporal, incentivando que a criança demonstre suas emoções através da fala ou de gestos. Durante a oficina fomos levados a interagir uns com os outros de maneira sutil, sem sermos forçados a isto. Foi acontecendo naturalmente à medida que nos sentíamos confortáveis em fazê-lo. Precisamos deixar a timidez de lado para criar os movimentos que nos eram sugeridos, da forma mais espontânea possível, sem representação. Reagir prontamente aos estímulos dados pelo orientador foi o desafio do jogo, criar a tensão lúdica nos jogadores, variando de acordo com a proposta do jogo e o foco de concentração dos participantes no espaço, no tempo ou na ação.
Em outros momentos, nos foi pedido para que recriássemos situações teatrais roteirizadas, utilizando o texto Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. Trabalhamos o texto e as ações sob a forma de jogo, improvisando falas e ações quando necessário. Essa atividade foi muito importante para