Relatório de sociologia
Relatório do Filme: “Quanto vale ou é por quilo”
Afonso Lopes nº01
3ª B
Disciplina: Sociologia
São Paulo 2013
Relatório do Filme: “Quanto vale ou é por quilo?”.
Neste filme, percebemos que apesar da escravidão ter acabado há muitos anos atrás, ela até hoje esta presente no nosso país e principalmente no nosso cotidiano, onde está mais presente do que imaginamos as maiorias das vezes nem percebemos.
“Quanto vale ou é por quilo”, é um filme que demonstra como eram os costumes e os métodos das classes dominantes, na época em que o Brasil ainda era considerado uma colônia.
O filme faz uma reflexão, de um Brasil e ao mesmo tempo de um Brasil atual, e podemos ver que a política no nosso país precisa ser mudada, pois os políticos corruptos iludem o nosso povo, a nossa população com promessas inúteis que nunca são compridas.
O que chamou mais atenção no filme foi o fato de que no filme retrata a cruel realidade, da exploração e da descriminação que os negros sofriam e ainda sofrem no mundo, no Brasil. Isso é um fato que até hoje não foi possível acabar, pois no Brasil atual ainda existe escravidão, no do mesmo jeito como há tempos atrás, mas ainda é existente, também prevalece um percentual muito alto de racismo e de preconceito contra os negros.
O Brasil é um país que precisa ser melhorado, para isso é preciso ter uma política séria, que saiba investir na educação, na aérea de saúde e principalmente no combate a miséria. Para acontecer isso, é preciso que a própria população, passe a respeitar o próximo, acabar com a desigualdade, respeitar raças, etnias, religiões e etc. Seria o primeiro passo para um país com a sociedade mais justa e igualitária.