Relatório de Simulações - SOM e ONDAS
Para as simulações, foi utilizado o site PHET- Interactive Simulations. Primeiramente, clicou-se em Som e Ondas e depois Modos Normais. Iniciou-se com uma única massa, aumentando-se a amplitude (frequência). Utilizou-se as duas polarizações, movimentando-se a velocidade e “step”. O mesmo foi feito para duas massas e dez massas, respectivamente.
O som é a propagação de uma onda longitudinal ou compressão mecânica. Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio.
Ondas são perturbações regulares que se propagam e, como pode-se perceber na simulação, não transportam matéria. As ondas transportam apenas energia.
Uma das características importantes de qualquer onda é a sua frequência, o número de oscilações por unidade de tempo. Assim, em um mesmo meio de propagação, as ondas de maior comprimento terão a menor frequência, e as ondas de maior frequência terão o menor comprimento de onda.
2. PÊNDULO (PENDULUM)
Nesta etapa, colocou-se um pêndulo para oscilar com um ângulo menor que 10º. Após, variou-se a massa, o comprimento e a gravitação, analisando-se assim, os vetores velocidade e aceleração. O mesmo foi feito, colocando-se outro pêndulo com o mesmo ângulo, porém, variando o comprimento.
O período de um pêndulo simples depende do comprimento da corda, da massa do pêndulo simples e, da amplitude do movimento.
Então o período de um pêndulo simples pode ser expresso por:
3. MASSAS E MOLAS Os movimentos harmônicos simples executados pelo simulador Phet em massas e molas demonstram que os movimentos de mola são periódicos. Quando a mola despreza o atrito ela volta a uma certa posição em intervalos de tempos regulares. Ao aumentar o atrito os movimentos executados tornam-se mais lentos, visto que o peso acaba tendo uma força maior sobre a mola, nesse caso também diminui-se o tempo de atuação da energia cinética, a qual se prolonga mais quando o atrito é menor. Outra coisa