As tensões entre capitalismo e socialismo
Capitalismo é um sistema socioeconômico onde os meios de produção e o capital são propriedades privada, ou seja, as terras, as fábricas, máquinas, o dinheiro e etc. possuem um dono.
O capitalismo substituiu o feudalismo, que era um sistema aonde a riqueza vinha da exploração da terra e trabalho de servos. Com a evolução e progresso da sociedade o sistema não conseguiu se manter , sendo substituído com o surgimento do capitalismo
Algumas fases deste sistema:
Capitalismo comercial ou mercantil: Ganhou força e se consolidou durante o século XV e XVIII, onde as grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) buscavam explorar novas terras e comercializar escravos, metais preciosos com o intuito de enriquecer, ficou conhecido como mercantilismo.
Capitalismo industrial: Foi o período da Revolução industrial.
Capitalismo financeiro: Ocorreu após a segunda guerra mundial, quando algumas empresas começaram a importar meios de produção por causa do crescimento da indústria e alta concorrência.
No início do século xx, para impedir que pequenas empresas pudessem competir no mercado, as grandes empresas se uniram controlando assim preços e matérias primas, essas uniões deram origem as transnacionais que trouxe grandes prejuízos para as pequenas empresas que não conseguem se manter no mercado.
O capitalismo vem sofrendo modificações desde a revolução industrial até os dias de hoje.
Socialismo
O comunismo é um sistema que busca atingir a igualdade social onde o poder político e econômico fica nas mãos da classe trabalhadora. Porém para se alcançar este estágio, deve-se passar pelo socialismo que seria uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo á igualdade plena, onde não existiria estado e quem comandaria seriam os trabalhadores.
Diferente do capitalismo que tem desigualdades sociais enormes, o socialismo faz uma distribuição