Relatório de Serigrafia
RELATÓRIO
Serigrafia. Um processo de reprodução de imagens em série.
A primeira fase do projeto é a pesquisa, esta foi bastante extensa. Após terem sido selecionadas algumas imagens passou-se ao tratamento e edição em Photoshop para ver qual resultava melhor.
Escolhida e imprimida a imagem em formato aproximado de A4, foram feitos três fotolitos em papel vegetal de arquitecto com foto opaque na mesa de luz, cada um correspondente a uma cor da imagem (foi-nos pedido que não ultrapassássemos três cores).
(em ambiente escuro) – preparação da tela Os fotolitos só poderiam ter sido usados em telas de seda livres com o emulsionante dado. Depois de dado o emulsionante, a tela vai à furna com a temperatura ligada e de seguida ao ventilador (para não haver choque térmico). A sensibilização da tela foi feita na prensa de sensibilização/mesa reveladora, este é um processo de fotossensibilidade (fotolitos direitos com tela assente por cima) onde ocorre vácuo – 200 segundos.
(ambiente escuro desnecessário) Abertura da tela, onde não foi sensibilizada, com pistola de pressão no tanque (com o cuidado de não disparar inicialmente diretamente para a tela pois poderia rasgar-se).
(precauções tidas antes de dar a tinta) Para que a tinta usada não entupisse os cantos da tela foi colada fita-cola ao longo do seu perímetro e diagonalmente em cada um dos cantos. Foi também reutilizada cartolina para tapar o lado da tela que não seria usado no momento, colada com fita-cola ao centro da tela. Feita a maquete com a imagem selecionada, imprimida em folha de igual qualidade às utilizadas no processo, foi usada para servir de “frigideira” (com um pedaço de cartolina cortado e colado nesta) para acertar com a tela. Acertada a imagem é ligado o vácuo da máquina de impressão para que possam ser colados os taquetes com fita-cola em ambos os lados. (Nas três cores feitas os taquetes devem ficar do mesmo lado da folha, pois a