relatório de separação de misturas
Nomes: Caroline Emanuele e Ana Victória
Turma: 1116 N°: 4 e
Matéria: Química Inorganica Experimental
Professor: Denis Dutra http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html http://www.brasilescola.com/quimica/separacao-misturas-por-decantacao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_de_misturas Introdução:
Misturas heterogêneas (composta por duas fases ou mais com líquido-líquido, sólido-sólido ou líquido-sólido) podem ser separadas por diferentes processos, tais como: Levigação, decantação, centrifugação, filtração (simples ou a vácuo), dissolução fracionada, flotação e ventilação.
A separação de misturas heterogêneas sólido-líquido pode ser feita por meio dos processos de decantação, filtração (simples ou a vácuo) e centrifugação.
Decantação: È um método de separação de mistura baseado na diferença de densidade dos componentes da mistura. O primeiro passo é deixar a mistura em repouso, visto que a parte sólida costuma ser a mais densa, com o tempo e com a ação da gravidade, o sólido irá se depositar no fundo do recipiente. Logo costuma ser um processo mais lento. Observe o esquema a baixo:
Filtração:
- A vácuo: O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido. Observe o esquema a baixo:
- Simples: Usa-se um papel de filtro convenientemente dobrado em quatro, formando um cone. O papel de filtro é colocado em um funil de filtração do tipo comum, então, com a ajuda de um bastão de vidro, a mistura heterogênea é despejada no funil. No papel de filtro ficam retidas apenas as partículas que não estavam dissolvidas na parte líquida. Observe o esquema a baixo:
Centrifugação: É o processo de separação de mistura que consiste na diferença de densidade dos componentes da mistura. Á