economia
1- a) Porque estará utilizando todos os seus recursos produtivos de modo eficiente, estando assim em máxima capacidade de produção, pois não terá escassez de recursos em sua produção.
b) O custo de oportunidade representa o grau de sacrifício que será feito ao ter que escolher um tipo de produção de um bem e sacrificar a outra produção. Esse custo de oportunidade só existirá se for analisada a Curva de Possibilidades de Produção, que levara o país a optar pela produção mais adequada no momento, tendo assim que reduzir a outra opção de produção.
2- a) 30 toneladas de alimentos e 20 mil de maquinas.
b) Sim, pois conseguira operar com capacidade produtiva ociosa.
c) 30 toneladas de alimento e 10 mil maquinas.
d) Sim, pois esta operando com capacidade produtiva ociosa, possui matérias-primas, maquinas, terras, mão de obra, tudo que é necessário para uma boa produção.
e)Não, pois não possui recursos suficientes para realizar uma produção.
f) O custo de oportunidade é de 5 mil maquinas.
3- a) O dever do governo é garantir que alocação dos recursos produtivos escassos sejam eficientes, garantir também as baixas taxas de inflação, manter o crescimento econômico, baixos níveis de desemprego, uma distribuição justa da renda, condições de trabalho adequadas, assistencia social e bons serviços públicos. Cabe ao governo fornecer saneamento básico, segurança e energia elétrica para sociedade.
b) Na economia centralizada o governo é o responsável pelas decisões politicas, sociais e econômicas que devem ser tomadas. Já as maquinas, matérias primas, terras, e fabricas pertenceram a sociedade, ficando assim sobre sua responsabilidade.
4- O objetivo do consumidor é conseguir atingir suas necessidades com máxima satisfação ao adquirir um produto, levando em consideração sua situação financeira (renda) que nem sempre é o suficiente, já que as necessidades pareçam ser ilimitadas.
5- A lei dos rendimentos decrescentes ocorre quando uma empresa