Relatório de resitência de compressão do concreto
ENGENHARIA CIVIL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAS
PROF. GILBERTO
RELATÓRIO DE ENSAIO DE COMPRESSÃO DO CORPO-DE-PROVA DE CONCRETO
Natal, 07 de abril de 2014.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivo
3. Referencias e normas complementares
4. Aparelhagem / Execução do ensaio
5. Resultados
INTRODUÇÃO
O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. De modo geral, os ensaios de concreto são realizados para determinar a resistência do concreto numa determinada idade e para verificar se ele atende às especificações de projeto. Neste caso, o ensaio de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de matérias frágeis, no caso o concreto.
A compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço.
Para este ensaio, foram utilizadas as dependências do Laboratório de Materiais para a produção e execução do ensaio de compressão.
A resistência à tração tem se mostrado um importante parâmetro para a caracterização de materiais como o concreto. O ensaio brasileiro de compressão diametral para determinação indireta da resistência à tração (RT) foi desenvolvido pelo Professor Lobo Carneiro para concreto-cimento (Carneiro, 1943).
A aplicação de duas forças concentradas e diametralmente opostas de compressão em um cilíndro determina, ao longo do diâmetro solicitado, tensões de tração perpendiculares a este diâmetro. Este ensaio reside não somente na facilidade e rapidez de execução, mas como também no fato de utilizar o mesmo corpo-de-prova cilíndrico . equipamento usados para a obtenção da resistência à compressão do concreto.
OBJETIVO
Este relatório vai representar os ensaios realizados no laboratório, verificando