Relatório de Química
Experimento xx
Autor: Dennis Dornelles Barbosa de Lucena
Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE.
Resumo: /0,5
Introdução: /1,5
Experimental: /0,5
Res. e disc.: /6,0
Conclusão: /1,0
Referências: /0,5
Nota final: /10,0
Química Experimental LF1
Data da prática: 31/10/2014; Data de entrega do relatório: 14/11/2014.
Resumo
O resumo deve dar uma visão geral do experimento.
Introdução
Sais duplos são compostos cristalinos que só podem sr obtidos por meio de neutralizações específicas e da cristalização conjunta de dois sais em solução aquosa. Assim, quando um ácido poliprótico neutraliza duas bases diferentes, produz-se um sal duplo. Por exemplo, quando o ácido sufúrico reage com os hidróxidos de potássio e de sódio, é produzido o sulfato de potássio e sódio pela reação cuja equação é a seguinte:
KOH(aq)+NaOH(aq)+H2SO4(aq) --> KNaSO4(aq)+2H2O(l).
Do mesmo modo, quando uma base polihidroxílica reage com ácidos diferentes, também produz-se um sal duplo. Por exemplo, a reação entre o hidróxido de alumínio e os ácidos sufúrico e clorídico resulta em um sal duplo obedecendo a equação:
Al(OH3)(s)+H2SO4(aq)+HCl(aq) --> AlSO4Cl(aq)+3H2O(l).
A obtenção de um sal duplo pela cristalização conjunta de dois sais em solução aquosa pode ser feita misturando-se soluções de dois sais diferentes e, em seguida, concentrando-se a solução resultante por evaporação da água. À medida que a solução perde água em vez de precipitar inicialmente o sal menos solúvel em água e depois mais solúvel, formam-se cristais de uma substância diferente, chamada sal duplo, em que o estado de oxidação dos íons presentes é conservado.
Existe um grande número de sais duplos hidratados que contém um cátion monovalente, um cátion trivalente e o âniom sulfato, esses sais são chamados "alúmes". Os sais duplos típicos têm o alumínio como íon trivalente, característica que deu o