Relatório de Química
RELATÓRIO SOBRE OBSERVAÇÃO PRESENÇA DE SULFATOS E CLORETOS NA AREIA
Porto Velho
2011
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA
RELATÓRIO SOBRE OBSERVAÇÃO DA PRESENÇA DE SULFATOS E CLORETOS NA AREIA
Relatório apresentado na disciplina de Química Tecnológica ministrada pelo professor especialista Petrus Pequeno, na instituição Universidade Federal de Rondônia, no curso de Engenharia Civil, 2º Período; como requisito parcial para obtenção de nota.
Porto Velho
2011
1.INTRODUÇÃO
O presente relatório foi feito baseado na aula prática do dia cinco de abril, realizada no laboratório de química da UNIR, para analisar e observar a possível presença de sulfatos e cloretos na areia que, fato que influencia diretamente nos qualidade de uma massa que será utilizada para a execução de uma obra.
2.REFERENCIAL TEÓRIOCO
A areia é o componente que age fundamentalmente para agregação da argamassa, a massa fica coesa depois que a areia faz a ligação dos seus grãos com o ligante, e é por isso que a areia é um componente tão importante para uma massa de qualidade. Muitos são os fatores importantes para a influencia na massa. Dentre elas, a porosidade, a granulometria , a dureza, a forma dos grãos e a presença de impurezas como cloretos e sulfatos.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias diferentes das que existiam antes. Quando as substâncias reagem, muitas vezes ocorrem fatos visíveis a olho nu, como o desprendimento de gases, a mudança de cores e cheiros e a formação de precipitado. Considerando isso, é óbvio que a origem e o estado de limpeza da areia são importantes para caracterizar uma boa argamassa.
Uma areia bem graduada com menor volume de vazios é adequada, já as areias com maior volume de vazios afetam a