Relatório de Química
Preparação de soluções
1. Objetivo
Com esta experiência pretendeu-se preparar uma solução a partir de um soluto sólido, dicromato de amónio, e uma solução por diluição do preparado anteriormente.
2. Fundamentos teóricos
Com a realização deste trabalho, pretendeu-se fazer uma mistura homogénea (só existe uma fase e a aparência é uniforme a olho nu). Soluções são misturas homogéneas de duas ou mais substâncias.
Uma solução que tem apenas dois componentes, um sólido e um liquido, contêm soluto e solvente. O componente sólido é chamado soluto ( menor quantidade/ substância que pode ser dissolvida) que nesta experiência foi o dicromato de amónio, e o componente líquido é designado por solvente ( maior quantidade- permite, no seu meio, a dispersão de outra substância), que neste caso foi a água destilada. A água é o solvente mais comum nas soluções. Estas acabam por se chamar soluções aquosas.
Como pretendemos realizar uma solução diluída (menos concentrada) e pura, utilizamos uma maior quantidade de solvente, sendo este, água destilada.
Para obtermos uma solução diluída necessitamos de dissolve-la primeiro. A dissolução consiste na mistura do soluto no solvente, neste caso, o dicromato de amónio e a água destilada, respectivamente.
Para realizar esta experiência, tivemos de ter em conta o conceito de massa molar, que pode ser definida como a quantidade de soluto presente num determinado volume de solução, expresso pela fórmula .
3. Materiais
- Gobelet
- balança
- Espátula
- Vidro de Relógio
- Balão volumétrico
- Pipeta graduada
- Vareta
- Funil de vidro
4. Produtos/reagentes
-água destilada
- Dicromato de amónio
- Solução de Dicromato de amónio (0,050 )
5. Procedimento experimental
Preparação de uma solução a partir de um soluto sólido
1. Saber qual é o soluto e fazer as devidas contas até se obter a concentração molar e o volume necessário
2. Pesar a quantidade de massa de soluto determinado,