relatório de química
Material: Pinça metálica, porcelana, bico de Bunsen;
Reagente: Fita de magnésio, +/- 2,0cm;
Procedimento: Com o auxílio da pinça metálica, aproxima-se a fita de magnésio da chama do bico de Bunsen. Ao sinal de uma reação afasta-se o magnésio da chama e o retém na porcelana de modo a recolher os produtos da reação.
Resultado: O aquecimento da fita provoca o surgimento de uma luz branca e intensa, ao mesmo tempo que um pó branco, óxido de magnésio, deposita-se na porcelana. Estes fenômenos são devidos à oxidação do magnésio em reação com o oxigênio do ar a partir da energia fornecida pelo chama e pode ser resumido pela reação:
Mg(s) + 1/2O2(g) → MgO(s)
Reação de deslocamento simples ou troca simples:
Material: Béquer com um litro de capacidade, suporte, tubo de vidro, palito de fósforo;
Reagentes: Fragmento de sódio, água, indicador ácido base fenolftaleína ;
Procedimento: Preenche-se com água 2/3 do volume do béquer. Adiciona-se algumas gotas de fenolftaleína à água. Fixo a um suporte deve estar o tubo de vidro com aproximadamente 4,0 cm de seu comprimento imerso na água. Coloca-se o sódio no interior do tubo. Iniciada a reação realiza-se a caracterização do gás liberado com um palito de fósforo em chama.
Resultado: A reação do sódio com a água tem como um de seus produtos o gás hidrogênio, sua presença é detectada na sua reação com o oxigênio do ar gerando uma pequena explosão, em um estágio intermediário. A solução final é rósea por conta de seu caráter básico evidenciado pela fenolftaleína. As reações podem ser resumidas pelas equações:
I) Na(s) + H2O(l) → H2(g) + Na2O(s)
II) Na2O(s) + H2O(l) → 2Na+(aq) + 2OH-(aq)
Conclusão:
Através das experiências realizadas, verificou-se a possibilidade de obter sempre os mesmos resultados, uma vez que, as propriedades químicas dos elementos são fixas. Além disso, mesmo em pequena escala, observou-se o potencial energético das reações ocorridas, por exemplo, na luz originada na oxidação