Relatório de química
OBJETIVO
Este relatório tem por finalidade o estudo dos compostos formados pela interação de metais e soluções aquosas de ácidos ou água. Serão discutidos também as propriedades físicas destes compostos e seus produtos.
Outros fatores que serão observados são a abundância alotrópica do fósforo e enxofre, suas características físicas os métodos de armazenamento destas substâncias, bem como a formação de substâncias como cloro, bromo e iodo elementares a partir da interação entre sais específicos.
INTRODUÇÃO
A primeira série de experimentos realizados fundamentou-se em uma análise dos resultados da reação entre alguns metais alcalinos como o lítio (Li), sódio (Na) e o potássio (K) em água. Nestes elementos, o único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, sendo, portanto, fácil sua remoção. Esta retirada provoca uma reação violenta quando tais substâncias são colocadas em contato com este solvente. O contato entre água e tais metais, provoca a formação dos hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio; sendo ainda possível a formação de óxidos quando estes mesmos metais alcalinos se combinam com o oxigênio.
Os metais do grupo 1 são metais de baixa densidade, coloridos e moles. Altamente eletropositivos e reativos. A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação) a reatividade tende a crescer de baixo para cima, pois quanto maior os átomos mais fácil será a retirada deste ultimo elétron.
Outro experimento consistiu na analise dos resultados advindos da reação entre alguns metais (Mg, Al, Cu, Zn) em solução aquosa de ácido clorídrico. Para tanto, é preciso compreender que