relatório de química
Departamento de Agrotecnologia e Ciências sociais
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Prática nº 01
19/06/2013
OBJETIVOS Mostrar aos discentes a utilidade e o manuseio de algumas vidrarias e equipamentos do laboratório de Química Geral.
INTRODUÇÃO Por se tratar de uma disciplina nova, o aluno se depara com muitas dúvidas e falta de conhecimentos para executar seus experimentos, além de medo, pois um laboratório de química contém muitas substâncias nocivas, então, ao iniciar uma disciplina experimental de química, é necessário transmitir conhecimentos específicos aos alunos, tais como conduta em laboratório, equipamentos de uso geral, vidrarias e suas aplicações.
MATERIAL E MÉTODOS
Vários equipamentos e vidrarias são utilizados em um laboratório de Química, e o manuseio adequado destes é fundamental para o analista. Porém, o completo domínio de sua manipulação advém da experiência adquirida com sua utilização. O quadro a seguir relaciona alguns equipamentos de uso comum no laboratório e suas aplicações.
Balança analítica eletrônica: Uma balança analítica eletrônica moderna provê uma velocidade e uma facilidade de uso sem precedentes. Por exemplo, um instrumento pode ser controlado por meio de toques em várias posições ao longo de uma única barra. Uma posição da barra liga ou desliga o instrumento, outra calibra automaticamente a balança com o uso de uma massa-padrão ou um par de massas e uma terceira zera o mostrador, com ou sem um objeto sobre o prato. Medidas de massas confiáveis são obtidas com pouco ou mesmo sem nenhum treinamento.
Utilização de uma Balança Analítica
Existem duas técnicas para pesagens dependendo do tipo de balança. Uma delas é pesar previamente a vidraria e em seguida o reagente químico, determinando a massa deste por diferença. A outra consiste em zerar a balança com a vidraria a ser utilizada na pesagem sobre o