Relatório de Normas de Segurança e Aparelhagens do Laboratório Químico
Fundamentos Teóricos:
• Normas de segurança:
Em um laboratório de química, a prática seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana e material. Para se evitar acidentes devem ser tomadas as devidas precauções ou ao menos terem suas consequências minimizadas, para isso existe algumas regras de segurança para se colocar em prática no uso do laboratório químico.
• Fundamentos das aparelhagens de laboratório:
As informações sobre vidrarias e equipamentos são de suma importância para fornecer ao estudante um conhecimento básico que certamente influenciará nos métodos experimentais de cada atividade prática. Sem as vidrarias e equipamentos, os laboratórios seriam de pouca serventia, portanto é essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo para que servem e como utilizá-los.
Almofariz com Pistilo:Essa vidraria tem como objetivo triturar e pulverizar alguns sólidos.
Balão de Fundo Chato:O Balão é usado como recipiente para conter líquidos e soluções e também para fazer reações onde ocorre desprendimento de gases, ele pode ser aquecido sobre tripé com tela de amianto.
Balão de Fundo Redondo: É utilizado em sistema de refluxo e evaporação a vácuo.
Balão Volumétrico: Esse balão tem um volume estabelecido e é usado para preparo de soluções.
Becker:O Becker é usado de modo geral no laboratório, podendo servir para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, fazer soluções onde terá o aparecimento de fundo de chão e pode ser aquecido.
Bureta:É uma vidraria utilizada para analises volumétricas.
Capsula de Porcelana:É uma peça de porcelana para evaporar líquidos de soluções.
Condensador: É