Relatório de Química
Alunos: Isabella Mendes Alves Lucas da Silva Neves
Prática: Eletroquímica
Introdução: A eletroquímica estuda as reações químicas quando elas envolvem transferência de elétrons espontaneamente ou quando isso ocorre devido à passagem de corrente elétrica; sendo assim estudam a transformação de energia química para energia elétrica e vice-versa.
Objetivos: Observar a espontaneidade das reações de oxidação e de redução, montar a pilha de zinco e cobre e reconhecer os produtos da reação de eletrólise.
Procedimentos:
I. Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação
Colocamos em um tubo de ensaio uma pequena solução de cobre (II) e mergulhamos nela um prego limpo previamente com palha de aço. Logo após observamos o que ocorreu e anotamos. Depois colocamos em um béquer a solução de Zn (II) e mergulhamos uma lâmina de cobre. Observamos e anotamos o que ocorreu.
II. Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniel)
Colocamos em um béquer 25 mL da solução de sulfato de cobre (II) e em outro béquer 25 mL da solução de sulfato de zinco (II). Para preparar a ponte salina enchemos um tubo de vidro em U com uma solução saturada de KCl e tampamos as extremidades do tubo com algodão. Montamos então o sistema colocando o tubo em U com cada ponta em um béquer e colocamos a placa de zinco, ligada previamente ao multímetro, mergulhada na solução de ZnSO4(aq) e a placa de cobre, também ligada previamente ao multímetro, mergulhada na solução de CuSO4(aq). Observamos e tomamos nota do que ocorre.
III. Eletrólise
O professor montou o sistema onde havia uma fonte ligada a eletrodos de grafite e colocou cada um deles mergulhados em um tubo em U onde havia uma solução de KI a 0,5 mol L-1. Deixamos que a eletrólise ocorresse por algum tempo e anotamos o que ocorreu nas duas extremidades do tubo. Removemos então os eletrodos e retiramos com um conta-gotas pequena quantidade de solução das duas extremidades e