fichamento As Tres Ecologias
Disciplina: Geografia Socioambiental
Atividade 02 – Fichamento do Livro As Três Ecologias
Aluna: Josiane Blaas
Data: 31/05/13
Citação
Pag.
Considerações
...revolução informática, as forças produtivas vão tornar disponível uma quantidade cada vez maior do tempo de atividade humana potencial.
Mas com que finalidade?
09
O autor questiona o se o tempo “livre” realmente vem para servir as pessoas, nos leve a pensar em como se virou contra com excedentes de mão de obra ou de produção e também faz refletir se esse tempo livre ao trabalhador realmente existe, já que, mesmo com tantos “apetrechos” nossas vidas seguem tão corridas e vazias.
...de um lado, o desenvolvimento contínuo de novos meios técnico-científicos potencialmente capazes de resolver as problemáticas ecológicas dominantes e determinar o reequilíbrio das atividades socialmente úteis sobre a superfície do planeta e, de outro lado, a incapacidade das forças sociais organizadas e das formações subjetivas constituídas de se apropriar desses meios para torná-los operativos.
12
Mesmo com tantos meios tecnológicos e científicos, não aprendemos como fazer bom uso deles, resolvendo problemas que põem em risco à todos.
...se não houver uma rearticulação dos três registros fundamentais da ecologia, podemos infelizmente pressagiar a escalada de todos os perigos: os do racismo, do fanatismo religioso, dos cismas nacionalitários caindo em fechamentos reacionários, os da exploração do trabalho das crianças, da opressão das mulheres...
16 e 17
O autor relaciona problemas sociais, como fazendo parte das três ecologias sendo um dos tripés de suas análises.
Catastróficas ou não, as evoluções negativas são aceitas tais como são. O estruturalismo - e depois o pós-modernismo - acostumou-nos a uma visão de mundo que elimina a pertinência das intervenções humanas que se encarnam em políticas e micropolíticas concretas. Explicar esse perecimento das