FICHAMENTO Hist Ria Das Teorias Da Comuni O
746 palavras
3 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADORELAÇÕES PÚBLICAS
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
FICHAMENTO: Teoria da Informação
Nome: Naira de Andrade
RA: 15020519
Período: Noturno
Profº Rovilson
São Paulo 2015
Segundo Shannon, o problema da comunicação consiste em reduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto.
O processo de comunicação responde ao esquema de que pode ser afetado por fenômenos aleatórios, entre um emissor que tem a liberdade para escolher a mensagem que envia e um destinatário que recebe essa informação. A fonte, ponte de partida da comunicação, dá forma à mensagem que, transformada em “informação” pelo emissor a codifica, é recebido no outro extremo da cadeia. Mas a teoria não levava em conta o sentido que o destinatário atribui e a intenção que preside a sua emissão. O modelo finalizado de Shannon induziu a uma abordagem da técnica que a reduz a um instrumento.
Ludwig von Bertalanffy lançou a base da “teoria dos sistemas”, cujos princípios forneceram um instrumento para fins estratégicos durante a Segunda Guerra. O sistemismo e o funcionalismo partilham pois um mesmo conceito fundamental, o de função, a indicar o primado do todo sobre as partes (estão vinculados ao processos que contribuem para a manutenção do organismo). A ambição do sistemismo é aprender a complexidade das interações dos sistemas globais. A ciência política constitui um dos primeiros campos de aplicação do sistemismo às problemáticas da comunicação de massa. A política é tida como sistema de entradas e saídas formado por interações com seu meio e que responde adaptando-se melhor ou pior a ele. As respostas do sistema dependem de rapidez e exatidão na coleta e tratamento da informação.
Melvin De Fleur torna mais complexo o esquema linear de Shannon nos anos 60:
“Cada uma das mídias é em si um sistema social independente, as todas vinculam-se entre si de maneira sistemática.”
Cada um desses conjuntos é representado