Conexões ocultas - fichamento
PÓS GRADUAÇÃO DE DIREITO IMOBILIÁRIO – TURMA II
DISCIPLINA: DIREITO e ECOLOGIA POLÍTICA
PROFESSORA: DR. ROGÉRIO PORTANOVA.
FICHAMENTO
Nome completo dos autores do Fichamento:
Obra em Fichamento:
MAIA, Roberto Serra da Silva. A psicografia como meio de prova no processo penal . Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1289, 11 jan. 2007. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2009.
Especificações do referente:
Registrar todas as formulações que, a juízo consensual do Acadêmico, contribuem para melhor compreensão do tema do artigo.
Parte um: Vida, mente e sociedade
Capítulo um - A Natureza da Vida
A simplicidade interna está relacionada com a bioquímica do ambiente do organismo.
“A relação entre a simplicidade interna e a simplicidade ecológica ainda não foi bem compreendida, em parte porque a maioria dos biólogos simplesmente não estão acostumados com o ponto de vista ecológico” (p. 14). A teoria dos sistemas contribuiu neste ponto ao compreender que “o padrão em rede é comum a todas as formas de vida.
“O desenvolvimento global da vida decorreu através de três grandes caminhos evolutivos. O primeiro, que talvez seja o menos importante, é o das mutações genéticas aleatórias, o elemento principal da teoria neodarwiniana.” (p. 35).
Capítulo dois – Mente e consciência
Na concepção sistêmica de vida, o passo decisivo foi abandonar a visão cartesiana da mente como uma coisa, para perceber que a mente e a consciência são processos.
“Na teoria de Santiago, a cognição está intimamente ligada à autopoiese, a autogeração das redes vivas.” (p. 41). Na teoria da cognição de Santiago, busca-se identificar o processo de conhecimento, com a vida, com o processo de viver. Dentre as correntes filosóficas que buscam explicar a consciência, destaca Capra a neurofenomenologia, que tem por método o “exame disciplinado da experiência subjetiva”,com a análise dos padrões e processos neurais correspondentes (p. 60). Passa