Relatório de Química - teste de chama
Londrina
2014
teste de chama
Trabalho apresentado no curso de Química, 1º ano noturno, como requisito para a formação acadêmica, sob a orientação do professor. Cristiano Torres Miranda.
Londrina
2014
SUMÁRIO
1 Introdução
Quando um elétron absorve um quantum de energia ele salta (salto quântico) para uma orbita mais energética, ligeiramente mais afastada do núcleo. O elétron atinge um estado excitado. Quando o elétron retorna à órbita menos energética ele perde, na forma de onda eletromagnética uma quantidade de energia que corresponde à diferença de energia existente entre as orbitas envolvidas no movimento do elétron, emitindo luz. Através da observação das cores produzidas na chama do bico de Bunsen, durante o aquecimento dos sais dispostos e comparando-as com as cores de cada composto quando submetido ao aquecimento é possível uma identificação da amostra utilizada, pois existe uma correspondência entre a cor da chama e os componentes da substância aquecida.
2 Objetivo Temos como objetivo constatar que com uma temperatura elevada, os átomos de certos metais emitem luz de cor característica, apurar a presença de certos átomos pela coloração da chama e aplicar os postulados de Bohr.
3 Material e Métodos
3.1 Reagentes, vidrarias e equipamentos
Espátula
Amostra de sais em copos de plásticos
Ácido clorídrico (HC) 50% em béquer de 50 mL
Arame Cr-Ni
Pinça de madeira
Bico de gás
3.2 Procedimentos
Acendeu-se o bico de gás, o qual foi regulado até que a chama ficasse azul. Em seguida, o arame Cr-Ni foi segurado com a pinça de madeira para que pudesse ser imerso em uma solução de ácido clorídrico ( HCl ), a fim de efetuar a limpeza do mesmo. Após a imersão o arame é levado ao bico de gás para secar na chama. A seguir, foi