Relatório de Química Laboratório.
CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Oceanografia e Limnologia
Docente Paula Cilene
Discente Eron Talles Ferreira Costa
MICROOSCOPIA OPTICA
São Luis
2012
Introdução
O estudo de espécies marinhas em microoscópio é muito utilizado em nosso tempo, mas como funciona um microoscópio qual a sua função? E o que pode ser explorado nesse equipamento? Buscamos responder essas questões no presente relatório feito baseadas na experiência em laboratório.Aqui faremos uma explanação do uso de um microoscópio e da conservação do equipamento e espécies que foram coletados conheceremos as partes dos equipamentos e sua utilização a partir da prática realizada em laboratório.
Objetivo
Durante o estudo em laboratório observar a forma correta de se utilizar o microoscópio óptico aprendendo as partes e os mecanismos do equipamento e das vidrarias utilizadas durante a prática para observação do zooplâncton e fitoplâncton coletados na baía de São Marcos, além de entender a função de um microoscópio para o estudo de espécies e vidas marinhas.
Procedimento Prático
Material Utilizado
Utilizamos para a prática:
Microscópio óptico
Lupa
Placa de petri
Béquer
Pipeta
Lâmina e lamínula
O microoscópio utilizado para a prática de laboratório foi o microoscópio óptico, que utilizava a iluminação de Koehler, este microoscópio possui as seguintes partes, oculares, revólver, objetivas, platina, chariot, condensador, parafuso macro e micrométrico, diafragma, parafuso para ajustar a altura do condensador, interruptor, regulador da intensidade de luz, pinças para ajustar a preparação sobre a platina, pé ou suporte. Para o manuseio deste equipamento é necessário todo o cuidado, pois ele possui partes sensíveis que podem ser facilmentes danificadas e para se obter excelência no estudo é necessário a visualização correta e em boas condições para não cometer eventuais erros de