Relatório de Química III
INTRODUÇÃO TEÓRICA 2
1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 3
1.1 Definição de fenol 3
1.2 Efeitos à saúde 3
1.3 Propriedades do fenol 3
1.4 Aplicações 3
2. OBJETIVO 4
3. ESQUEMA DE APARELHAGEM 4
3.1 Aparelhagem, materiais e reagentes: 4
4. PROCEDIMENTO 5
5. CÁLCULOS E GRÁFICOS 6
5.1 Cálculos 6
5.2 Tabelas 7
5.3 Gráficos 8
6. EXERCÍCIOS 10
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO TEÓRICA Alguns líquidos são praticamente imiscíveis enquanto outros se misturam em todas as proporções. Duas soluções mutuamente saturadas em equilíbrio a uma temperatura particular são chamadas soluções conjugadas. Um dos tipos de sistemas líquido-líquido é o exemplo de Fenol-Água, que se caracteriza pelo aumento da solubilidade mútua com a elevação da temperatura. Com o aumento da temperatura, a concentração de água na camada de fenol e a concentração de fenol na camada de água, as composições das duas soluções vão se aproximando, até se tornarem idênticas. Essa temperatura é chamada de temperatura crítica ou temperatura consoluta. Acima dela, os dois líquidos são miscíveis em todas as proporções.
1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
1.1 Definição de fenol Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. É mais ácido que o álcool, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha. Sua fórmula molecular é C6H5OH.
1.2 Efeitos à saúde
O fenol é corrosivo e irrita as membranas mucosas. É fatal se for ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras sérias e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Também é tóxico para animais e pode provocar câncer de vários tipos em longo prazo.
1.3 Propriedades do fenol Massa molecular: 94,11 g/mol;
Ponto de fusão: 40,89ºC;
Ponto de ebulição: 181,87ºC;
Densidade: 1,0545 g/cm³;