Quimica III relatorio I
Santa Cecília
Química geral e experimental III
“Destilação simples”
Componentes:
Sarah Alves Aguilar, Ra. 115544
Marcio dos Santos Costa, Ra. 125045
Yago Brito de Souza, Ra. 114768
Rodrigo Santos do Rosário, Ra. 085313
Rachel Valladão Pereira, Ra. 112863
Santos – SP
2014
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
Efetuar a destilação simples de mistura Álcool – Água.
Determinar e comparar as densidades e as composições das frações obtidas.
Construir e interpretar as curvas características da destilação.
Definição:
Destilação é uma operação de transferência de massa que visa separar os componentes constituintes de uma mistura líquida, tendo em vista a diferença de volatilidade que os respectivos líquidos apresentarem.
A transferência de massa ocorre entre uma fase líquida e outro vapor, através da vaporização parcial da mistura líquida.
Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, por exemplo), ou de outro(s) líquido(s) que possui (em) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação. Balão de destilação:
A solução a ser destilada é aquecida no balão de destilação. Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega à ebulição, e o vapor é forçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são adicionados cacos de porcelana, que, devido à alta porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as micros bolhas que se formam na solução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição.
Evaporação:
A figura abaixo: esta representa um líquido A em três condições diferentes; em (a) o líquido está a temperatura ambiente; em (b) o líquido está em ebulição e em (c) o ar de dentro do recipiente foi retirado (pressão reduzida). Perceba que em (a) algumas moléculas do líquido estão no estado de vapor, porém estas não conseguem ultrapassar a barreira do ar atmosférico, ou seja, vencer a pressão