Relatório de Quimica
Campus Laranjeiras do Sul – Paraná
Curso: Interdisciplinar em Educação no Campo
Indicador ácido-base
1. Introdução
Existe uma variedade de substâncias químicas na natureza e outras que são produzidas pelo homem nas indústrias e laboratórios, dentre todas estas substâncias podemos destacar os ácidos e as bases como sendo umas das mais importantes. Segundo
Ahrrenius, substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa liberam o íon OHchamado hidroxila e ácido é toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo o íon H+.
Conforme Abraão, a cor obtida pela mistura do indicador com diferentes reagentes pode indicar se uma substância é básica ou ácida, pode também mostrar se um ácido ou uma base é mais forte do que outros. Os químicos usam uma escala de pH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de pH abaixo de 7 indica que a substância é ácida, quanto menor for o valor mais forte será o ácido, um valor de pH acima de 7 indica uma substância básica, quanto maior for o valor mais básica será a substância.
Hidrólise é um termo útil, oriundo da definição de Arrhenius de ácidos e bases. A palavra significa "quebra pela água". A hidrólise é uma reação entre um ânion ou um cátion e água, com fornecimento de íons OH - ou H+ para a solução. (RUSSEL, 1994, p. 15).
O objetivo do experimento é identificar por meio do indicador universal natural
(extrato de repolho roxo), a natureza ácida ou básica a partir de reagentes encontrados no cotidiano e a ação destes sobre indicadores de pH.
2. Parte Experimental
2.1
Reagentes
- Solução aquosa de um repolho roxo;
- Indicador de solução etánolica Fenolftaleína (C20H14O4) a 1% m/m Portanto, uma solução básica (meio básico), em presença de fenolftaleína, adquire a coloração incolor;
- Ácido acético (C2H4O2), vinagre incolor (4,2%);
- Solução aquosa de Bicarbonato de Sódio (NaHCO3);
- Solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl), sal de cozinha;
-