Relatório de Quimica
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em:
Força dipolo-induzido é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região molécula. As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipoloinduzido, mas não ocorre o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas positivas e negativas nos polos, e com isso elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.
Forças dipolo-dipolo: força intermolecular presente em compostos polares.
Ligações de hidrogênio: essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada. Esta ligação ocorre entre moléculas que contêm átomos de hidrogênio ligados a átomos de N, F, O, ou seja, elementos muito eletronegativos, por isso os polos positivos e negativos ficam mais acentuados. A molécula de água é um exemplo clássico das ligações de hidrogênio, onde átomos de H se unem fortemente aos átomos de H de outras moléculas para formar a cadeia de H20.
Através de testes feitos no laboratório identificamos alguns efeitos quando misturadas substâncias com essas estruturas moleculares.
OBJETIVOS
O objetivo desta aula experimental é estudar a polaridade de diferentes substâncias a partir da solubilidade e da miscibilidade das mesmas.
MÉTODOS
1. Polaridade das moléculas.
1.1 Encha a bureta com hexano (solvente apolar)
1.2 Friccione um bastão de teflon em um pano, em seguida, abra a torneira da bureta e aproxime o balão do filete de hexano que escoa para o bequer.
1.3 Encha a bureta com água (solvente polar).
1.4 Friccione um bastão de teflon em um pano, em seguida, abra a torneira da bureta e aproxime o balão do filete de água que escoa para o bequer.
2. A gota de óleo flutuante
2.1 Coloque cerca de 4 ml de