Relatório de quimica
Resumo
Através da construção de um densímetro e de sua calibração, foram medidas as alturas da parte submersa do densímetro nas substâncias, calculados suas densidades, foi construída uma curva de calibração, e analisando a curva, descobriu-se a concentração da solução problema.
Objetivo
Construir e entender o funcionamento de um densimetro. E através dele identificar as diferentes densidades das substâncias analisadas.
Materiais e equipamentos
Proveta 100 ml
Béquer 50 ml
Régua
Canudinho
Prego
Veda rosca
Água destilada
Óleo de cozinha
Álcool comercial
Gasolina
Solução água-alcool 30%
Solução água-alcool 70%
Solução água-alcool problema
Metodologia
Através do densímetro construído, calculou-se utilizando fórmulas, as densidades de diferentes substâncias, que posteriormente, foram analisadas.
Procedimento experimental
A) Construção do densímetro:
Em uma das extremidades do canudo foi introduzido um prego, que foi vedado com fita veda rosca.
B) Calibração do densímetro
Colocou-se 100 ml de água na proveta de 100 ml, introduziu-se em seguida o densímetro. Mediu-se a altura da parte submersa do densímtro. Através da fórmula d=k/h, calculou-se o valor da constante k.
C) Determinando a densidade de diferentes substâncias
Com um béquer colocou-se 100 ml de etanol em uma proveta de 100 ml, e introduziu-se o densímetro. Com a régua foi medido a altura da parte submersa do densímetro, e depois calculou-se a densidade da substância.
Repetiu-se esse procedimento com a gasolina e o óleo.
D) Determinar a densidade da solução água-alcool
Com um béquer colocou-se 100 ml de água em uma proveta de 100 ml, e introduziu-se o densímetro. Com a régua foi medido a altura da parte submersa do densímetro, e depois se calculou a densidade da substância.
Repetiu-se esse procedimento com as soluções água-alcool 30%, 70%, 95% e X%.
Resultados e discussões
Foi constada a altura de 10,3cm, da parte submersa do