Relatório de Quimica
Nutrição, 1º período.
Disciplina – Química Analítica Experimental
PRÁTICA Nº 1:
Experimentos I, II, III, IV e V.
Relatório nº 1
Aula prática do dia: 16 de março de 2012.
Aluna: Paula Moura de Andrade. Turma:
Nutrição, 1º período.
Professora: Marlice
Química Experimental
•
1. Introdução
A Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia. Denomina-se matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. Pode-se citar como exemplos de matéria a madeira, o ferro, a água, o ar e tudo o mais que se imagine dentro da definição acima. A ausência total de matéria é o vácuo. Propriedades da matéria são uma série de características que, em conjunto, definem a espécie de matéria. Pode-se dividi-las em três grupos: gerais, funcionais e específicas. Denomina-se energia a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação ou natureza química. Energia é também tudo o que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações. Há várias formas de energia: a energia mecânica, que engloba as energias potencial (de posição) e cinética (de movimento), a energia elétrica, a energia química, a energia nuclear e assim por diante. As propriedades fundamentais da energia são a transformação e a conservação. De acordo com Dalton “Toda espécie de matéria é formada por átomos. Os átomos são esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis.”.
É fato, porém, que uma ciência experimental vive em constante evolução. Novas experiências e novas descobertas foram feitas e muitas não podiam ser explicadas pelo modelo de átomo maciço e indivisível e, assim, essa idéia foi sendo descartada.
2. Objetivo
Mostrar que matéria e energia sofrem transformações que podem ser observadas e diferenciadas em diferentes fenômenos. Caracterizar os experimentos em fenômenos